Skip to content

3 métodos de como afiar facas para você fazer isso em casa

maio 15, 2021
afiar facas

Afiar facas não é nada do outro mundo! Na vida cotidiana, as facas comuns podem ser afiadas até na borda da pia, por exemplo. O segredo é puxá-las contra o fio e usar uma pedra úmida para não arranhar uma faca. Então, por que tantas dúvidas? Instrumentos mais caros, com fios mais finos, mais cuidados. As facas são um dos instrumentos mais importantes na cozinha – senão o mais importante. A faca sem fio, além de irritante, é perigosa. A faca deve ser bem sua função de corte. Aqui estão algumas maneiras de manter suas facas afiadas:

Afiar faca na pedra molhada

Mergulhe a pedra em um bacia com água e deixe de molho por 10 a 15 minutos. Em seguida, basta deslizar a lâmina sobre a pedra (como passar manteiga em uma fatia de pão, não como se fosse fatiar um bolo). Se a faca for muito sem fio, escolha o lado mais poroso, se ainda estiver ok, escolha o lado mais liso.

Afiar faca na pedra molhada


Afiar faca com chaira

Chaira é o nome deste instrumento que parece com uma espada. Afiar facas com ele também é simples. Segure-o como uma espada e deslize uma lâmina da faca de dentro para fora. Depois faça o mesmos movimentos do outro lado da lâmina.

Afiar faca com chaira


Afiar faca com afiador

Existem também aparelhos especiais para quem quer afiar as facas em casa. Basta inserir uma faca e deslizar a lâmina sobre o amolador. Este é considerado um dos métodos melhores e mais seguros.

Afiar faca com afiador


 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *