Skip to content

6 Benefícios do alho para melhorar sua saúde hoje mesmo

julho 5, 2021

O alho faz parte do bulbo da planta e é amplamente utilizado na cozinha para temperar e dar sabor aos alimentos, mas também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou hipertensão.

Este alimento é rico em sulfurados, principalmente alicina, que proporciona o cheiro característico do alho e é o grande responsável por suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em potássio, cálcio, magnésio e outros minerais que nutrem o corpo.

Benefícios do alho

Os principais benefícios do alho são:

1. Combater contra vírus, fungos e bactérias

O alho contém um composto de enxofre chamado alicina, que tem efeitos antibacterianos e pode inibir o crescimento e a proliferação de bactérias, vírus e fungos. Na verdade, até ajuda a eliminar toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, o que é muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.

2. Ajudar a Prevenir o câncer de cólon

Devido aos efeitos dos compostos de enxofre, como alicina e alhoeno, o alho também tem um poderoso efeito antioxidante, que pode prevenir a formação de radicais livres e proteger as células humanas. Além disso, esses compostos também ajudam a estimular algumas enzimas a desintoxicar o corpo de substâncias que causam câncer de cólon.

3. Preservar a saúde do coração

6 Benefícios do alho para melhorar sua saúde hoje mesmo

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade “ruim” e triglicerídeos no sangue porque pode inibir sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar a várias doenças cardiovasculares.

4. Melhora doenças inflamatórias

Os compostos de sulfúricos do alho também têm efeitos antiinflamatórios, reduzindo a resposta do corpo a certas doenças que causam inflamação crônica. Assim, o alho pode ser usado em algumas doenças inflamatórias para reduzir a dor e regular a resposta do sistema imunológico.

5. Previne doenças respiratórias

O alho favorece a estimulação das funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e anti-sépticas que facilitam a respiração. Portanto, o alho pode ser usado para tratar gripe, tosse, resfriado, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

6. Mantém o cérebro saudável

Mantém o cérebro saudável

Devido aos efeitos antioxidantes e antiinflamatórios proporcionados pela alicina e enxofre, assim como seu teor de selênio e colina, o consumo frequente de alho ajuda a proteger as células cerebrais e a reduzir os danos causados ​​pelos radicais livres que estão envolvidos no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas tais como doença de Alzheimer e demência.

Portanto, o alho é um alimento com grande potencial para melhorar a memória e promover o aprendizado, melhorando a saúde do cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *